Cidade Colonizadores

No ano de 1958, ANTÔNIO LOPESMOLON, natural de Taquaritinga-SP casado com a senhora MARIA APARCIDA SABER DE MOLON, interessou-se pelo Estado de Mato Grosso, ou mais precisamente, pelas terras devolutas localizadas onde hoje se encontra o Município de Mirassol D’Oeste.  
                                           

Com o espírito aventureiro e desbravador, este associou-se aossenhores: FRANCISCO LOPES FILHO, JOSÉ LOPES GARCIA, NIRCIA LOPES D’AUREA, WALBERT LOVISI SILVA E PAULO MENDONÇA, criando uma colonizadora e requerendo, junto ao INSTITUTO DE TERRAS DE MATO GROSSO, a referida área “devoluta”.

A partir daí, buscaram o interesse de investidores paulistas das cidades de: MIRASSOL, TANABI, JALES, VOTUPORANGA, FERNANDÓPOLIS, SANTA FÉ DO SUL e outras cidades da rica Região do Estado de São Paulo, em adquirirem terras em MatoGrosso.

 

O senhor ANTONIO LOPES MOLON foi, na realidade, o grande idealizador deste projeto e principalmente de se fundar um ‘Patrimônio”, em um lugar saudável,em que pudesse abrigar as famílias pioneiras que para cá se deslocassem. 

                                  

Em 1961, o governador de Mato Grosso, Dr. JOÃO PONCE DE ARRUDA, inaugurava a ponte Marechal Rondon, sobre o Rio Paraguai, o que veio facilitar aos bandeirantes paulistas a ultrapassarem suas margens, dando início à grande arrancada colonizadora desta vasta Região.

 

Já no ano de 1962, no dia 06 de novembro, falecia ANTÔNIO LOPES MOLON, não conseguindo ver o seu sonho realizado. O projeto, no entanto, foi levado avante, graças a coragem e dedicação de seus sócios, alguns dos quais, vindo fixar residência na regão para facilitar o acompanhamento da grande obra.

  

Uma das familias pioneiras a se instalar nestas terras, e que na realidade deu inicio à formação do “Patrimônio”, foi a CESÁRIO DA CRUZ, capitaneada pelo seu grande de líder, saudoso BENEDITO CESÁRIO DA CRUZ, ao qual coube o laborioso trabalho de orientador e organizador das ações que culminaram com a formação do POVOADO, graças a sua grande capacidade de liderança.

                                   

No dia 28 de outubro de 1964, foi declarado oficialmente fundado o povoado de MIRASSOL D’ OESTE, com o lançamento da Pedra Fundamental da primeira igreja a ser edificada na futura cidade.

 

Houve também a Cerimônia da Bênção do Cruzeiro e a Celebração da Santa Missa pelo então Padre AIMÊ JOSEPH ANDRÉ TAURINES, conhecido Padre AMADEU,  da Diocese de CÁCERES. Nascia, assim, Mirassol D’Oeste, cujo nome deve-se a origem dos pioneiros, oriundos da cidade paulista de MIRASSOL-SP. 

 

Para fins de Registro Histórico, podemos considerar como fundadores de MIRASSOL D’OESTE os senhores ANTÔNIO LOPES MOLON, o idealizador e colonizador, e BENEDITO CESÁRIO DA CRUZ, o desbravador e pioneiro.

 

Posteriormente, na década de 70, o senhor PAULO MENDONÇA abria e registrava um loteamento urbano denominado “CIDADE MIRASSOL D’OESTE”, atraindo migrantes não só do Estado de São Paulo, como também de outros Estados.

 

Mirassol D’Oeste começava ganhar forma de uma verdadeira cidade, instalando-se as primeiras casas comerciais, aumentando o número de residências, as madeireiras, o primeiro hospital, a primeira escola, que recebeu o nome de ESCOLA RURAL MISTA DE MIRASSOL D’OESTE e mais tarde de BENEDITO CESÁRIO DA CRUZ. Estava, portanto, desencadeado a grande marcha para o futuro.

Enquete

O que você está achando do novo portal da Prefeitura ?
Ver resultados
Copyright©2015-Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Mirassol D'Oeste - MT
Desenvolvimento:
www.mpxbrasil.com.br

webmail

Acesse seu aqui o seu e-mail através do Webmail.