Cidade AGRO É TEC...AGRO É POP...AGRO É VIDA

03/10/2017 às 11:14

Autor: Amaury Dantas
Fonte: Assessoria de Comunicação

O Brasil já provou ser um país dotado de vocação agrícola, a agricultura é responsável direta por grande parte da economia nacional, e neste ritmo estimulante do setor, existe uma ampla participação da agricultura familiar.

Mato Grosso, hoje com sua constatada participação no Agro Negócio, tem como mecanismos disponíveis a pecuária e a agricultura, estes dois itens, de relevância constituída, são o alicerce da geração de emprego do desenvolvimento da economia dos seus 141 municípios. É um fato que atualmente no Estado existam 104 mil agricultores familiares.

A Empaer, por meio de atividades de Pesquisa, Assistência Técnica, Extensão Rural e Fomento, trabalha para levar ao homem do campo conhecimento e tecnologias que diversificam e melhoram sua produção, promovendo assim, o desenvolvimento sustentável da pequena propriedade.

Em 2017, a Empaer comemora 53 Anos de atividade e parceria com o produtor rural. Responsável pela execução das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do meio rural, a empresa é um importante instrumento do Governo Estadual para viabilizar e incentivar a agricultura familiar.

Esta Assessoria esteve acompanhando José Ferreira Soares, Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Mirassol D’Oeste à Feira Tecnológica da Agricultura Familiar, evento este, ocorrido entre os dias 27 e 29 de Setembro na unidade da Empaer/Cáceres, onde recepcionou além de lideranças políticas das esferas regional e estadual, os principais atores ao qual o evento foi preparado, em torno de 3000 produtores da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso.

Layr Mota da Silva, Diretor Presidente da Instituição, reportou a esta assessoria que; a sua gestão estará empenhada em reverter o quadro em que se encontrava a Empaer de duas décadas para cá. O Estado de Mato Grosso, encontrava-se submetido a um fornecimento de produtos hortifrutigranjeiros, e outros da cadeia alimentar voltados à agricultura familiar, provenientes de outros estados, e que geravam despesas da ordem de R$1 bilhão. Era uma situação inadmissível, reiterou Mota, a aptidão agrícola que Mato Grosso possui para potencializar, e gerar um ambiente de negócios promissores da economia neste setor, é extraordinariamente positiva, e o atual ambiente de trabalho na Empaer, é focado em uma mudança completa do paradigma adotado anteriormente à sua gestão. A organização tratou de fornecer a cada participante, um Kit completo com revista, folder, cartilha, camiseta e boné personalizados e alusivos aos 53 Anos de atuação da Empaer em Mato Grosso.

Foram necessários 90 dias de trabalho para que o evento fosse montado, um marco na história da Empaer/MT, haja vista, o ineditismo neste formato de evento no Estado. A Feira Tecnológica da Agricultura Familiar, disponibilizou nesta primeira edição 17 Vitrines, como também, o protótipo de uma casa do produtor, munida de uma estrutura com tanque para piscicultura, galinheiro padronizado, chiqueiro de porcos, 5 hectáres com gado leiteiro, hortaliças, plantio de banana, abacaxi, cana, enfim, o espaço foi projetado para ser uma vitrine permanente, onde os produtores rurais, estudantes de agronomia, todas as secretarias de agricultura do Estado, possam fazer uso, através de um cadastramento sistematizado. A Feira também trouxe aos visitantes, palestrantes com graduação em doutorado, para orientar os produtores no aproveitamento dinamizado nas funções do dia-a-dia no campo, objetivando com isso, a capacitação de cada produtor rural no sentido do melhoramento da produção de novas técnicas, para que o resultado do trabalho, seja a satisfação econômica de cada produtor em seus mais variados tipos de cultivares, e a certeza de uma mesa farta e de qualidade nutricional para o consumidor final.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Mirassol D’Oeste, José Ferreira Soares, e equipe técnica da secretaria, prestigiaram e se surpreenderam com a estrutura montada para os visitantes; José F. Soares, reiterou os laços de uma parceria de sucesso do município com a atual gestão da Empaer/MT, agradeceu a atenção da entidade em disponibilizar dois novos técnicos para atuarem no município, destacando um turismologo para fomentar as demandas em turismo a serem exploradas nesta área no município.

O que você está achando do novo portal da Prefeitura ?