Cidade CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DA SAÚDE

30/03/2017 às 16:57

Autor: Amaury Dantas
Fonte: Secretaria de Saúde

Buscando o aprimoramento do atendimento médico, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde do município de Mirassol D’Oeste esteve presente na Caravana da Transformação realizada pelo Governo do Estado, em São José dos Quatro Marcos MT, onde mobilizou diversos setores das esferas públicas municipal e estadual, envolvendo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O Curso de Hanseníase foi realizado entre os dias 13 e 17 de março na Faculdade de Quatro Marcos FQM, onde teve a participação de todos os Enfermeiros, Médicos, ACS, Dentista e Técnicos de Enfermagem.

Foram todos capacitados, levaram 20 pacientes do município para serem avaliados, sendo que só uma paciente que não foi constatada de Hanseníase.

Mirassol D’Oeste foi destacado por ter a primeira Farmácia a se credenciar para receber a TALIDOMIDA, trata-se de um medicamento desenvolvido na Alemanha, em 1954, inicialmente como sedativo.

No entanto, em 1965 foi descoberto o seu efeito benéfico no tratamento de estados reacionais em Hanseníase (antigamente conhecida como lepra), e não para tratar a doença propriamente dita, o que gerou a sua reintrodução no mercado brasileiro com essa finalidade específica.

Alguns séculos atrás, não havia a participação do Estado nas questões relacionadas à saúde. Na verdade nem havia um Estado organizado. Naqueles tempos, do ponto de vista do tratamento das doenças, o que se utilizava era basicamente as ervas, simpatias e restrições alimentares, portanto, praticamente sem custos.

Sandra Horn, Secretária municipal de Saúde, elogiou o empenho e o trabalho de capacitação dos profissionais do setor da saúde, acreditando ser este o melhor caminho para suprir as demandas voltadas a este e outros tipos de enfermidade.

O que você está achando do novo portal da Prefeitura ?