Cidade FAIR PLAY NA X CORRIDA DE RUA 14 DE MAIO

15/05/2017 às 13:06

Autor: Amaury Dantas

O Dia 14 de Maio, entrou para a história como a data da emancipação política e administrativa do município de Mirassol D’Oeste.

O povoado de Mirassol D'Oeste foi fundado em 28 de outubro de 1964. O nome foi dado em homenagem à cidade paulista homônima onde residia as famílias dos idealizadores da cidade de Mirassol D'Oeste, o Sr. Antonio Lopes Molon e Benedito Cesário da Cruz, que vieram para a região por volta de 1958, adquirindo algumas terras devolutas, onde hoje está o município.

No passado a área era ocupada por índios Bororós, também chamados pelos desbravadores paulistas de índios Cabaçais. Hoje os poucos descendentes dessa gente estão em reservas indígenas no município de Barra do Bugres.

A arrancada do povoamento da região de Mirassol d'Oeste começou realmente com a construção da Ponte sobre o rio Paraguai, no município de Cáceres, no ano de 1960, no governo estadual de João Ponce de Arruda. A colonização dessa área foi grandemente impulsionada pelos projetos do Governo Federal e Estadual que, entre outras vantagens, concediam incentivos fiscais à colonização do centro-oeste, como uma forma de incentivo para a ocupação da Amazônia, que era realmente o foco do Governo nessa época.

Até dezembro de 1976 Mirassol D'Oeste ficou sob a jurisdição do município de Cáceres, acontecendo a instalação oficial do município em 1.º de fevereiro de 1977, com sessão na Câmara Municipal, sendo nomeado interinamente na direção do município de Mirassol D'Oeste o Sr. Ataíde Pereira Leite, com apenas 25 anos de idade, sendo substituído pelo Sr. Samuel Greve, nomeado pelo Governador de Mato Grosso Frederico Campos.

A cidade concentra um grande número de imigrantes paulistas das cidades de FernandópolisJalesMirassolSanta Fé do SulSão José do Rio Preto e Votuporanga, entre outras.

A Edição da X Corrida 14 de Maio, deu-se no dia 14 de Maio de 2017, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Cultura, na abertura,  Eva Nascimento titular da Pasta, salientou da importância que a data representa no contesto cívico, político e histórico do município, elogiou o trabalho dos organizadores do evento, na pessoa de Jorge Ilton Alves (Bolim) Gerente de Esportes, e Carlos Roberto F. Peres Gerente de Educação (Cabeto),  agradeceu também a presença dos atletas profissionais, amadores, mirins e masters. O 1º Lugar Profissional Feminino ficou com Maria Fátima Batez, de Campo Verde MT, ela ganhou um prêmio no valor de R$ 1.000,00. O 1º Lugar Profissional Masculino ficou com José de Ribamar de Castro, de Tangará da Serra MT, ele ganhou um prêmio no valor de R$ 1.000,00.

Eva Nascimento finalizou dizendo que ainda há muito a ser feito, e que todos os servidores ligados diretamente à educação, esporte e lazer, são peças muito importantes e que, o empenho de cada um, é de extrema valia e exemplo às novas gerações em formação, não existe município rico de conhecimento e cultura sem a aplicação de políticas públicas voltadas exclusivamente ao tema.

O que você está achando do novo portal da Prefeitura ?