Cidade Mirassol D Oeste sediou hoje o 4º Dia de Campo; integração lavoura/pecuária

09/03/2018 às 20:53

Categoria: Administração
Autor: Nilomar Cunha
Fonte: Assecom

Durante todo o dia de hoje, 09/03, na Fazenda Urutau, município Mirassol D'Oeste, foi realizado o 4º Dia de Campo Integração Lavoura/Pecuária.

O evento foi promovido pelo Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, Prefeitura Municipal de Mirassol D’Oeste, Sindicato Rural de Mirassol D’Oeste, Fazenda Urutau, com apoio da Empaer.

Objetivando atrair a atenção dos produtores, com foco na agricultura na produção de soja para a região, bem como na pecuária na cria/recria de bovinos de corte em modelo intensivo e semi-intensivo, o evento foi realizado na sede da Fazenda Urutau, localizada à cerca de 7 Km de Mirassol D’Oeste.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as mais de 54 cultivares de soja que foram experimentadas pela consultoria que assessora a Fazenda Urutau, buscando definir as variedades que melhor se adaptam às condições climáticas e de solo da região, e, algumas áreas de confinamento de gado bovino.

Na oportunidade, os visitantes fizeram um “tour” pela Fazenda para conhecer a prática da Pecuária e como esta se relaciona com a lavoura. E por último, o visitante assistiram e tomaram conhecimento dos resultados da Integração Lavoura-Pecuária na Fazenda Urutau, no seu 4º ano de atividade neste sistema.

Para o proprietário da fazenda, Sr. José Francisco Brito Eusébio, apesar de poucos conhecimentos na área Lavoura/Pecuária, segundo ele, a sua maior satisfação foi ver seu filho, o Sr. Nuno Eusébio, enfrentar os Desafios à Produção e Aumento de Produtividade de Soja. “Sinto-me um empresário a altura daquilo que tenho feito, diversificando minhas atividades, e, sobretudo tendo um filho envolvido com alguns experimentos que tem dado certo nas nossas propriedades”, disse.

O prefeito Euclides Paixão que já participou de 3 eventos, dos 4 realizados, disse estar comprometido com o agronegócio, uma vez que mesmo em tempo de crise, a balança comercial nessa área esta crescente, onde agradeceu ao Sr. Eusébio pelos 70 empregos diretos que agrega na fazenda Urutau. “Precisamos investir muito na agricultura familiar, porque temos uma terra fértil e uma orientação adequada de como é conduzida essas ações. Essa é a atividade do futuro que precisa ser encarada com responsabilidade, além de ser a peça fundamental para o crescimento deste município," disse o chefe do executivo.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável Gessimar Charles de Barros, em sua fala, enfatizou que com o investimento da integração lavoura-Pecuária no município é de suma importância, pois através dos resultados obtidos temos informações fundamentadas na prática que a cultura da soja no município é viável, e de forma integrada com a pecuária, trazendo benefícios múltiplos e por isso agradece aos proprietários e pesquisadores/técnicos, pois hoje tem-se certeza da viabilidade da cultura da soja. Lembrou, ainda, que além do agronegócio no município, a Agricultura Familiar terá muitas ações, pois esta se trabalhando nas atualizações legislativas do Serviço de Inspeção Municipal, que trará oportunidades de investimentos na agroindústria no município, atualização da legislação ambiental municipal, para licenças das atividades de baixo e médio impacto, por meio da descentralização das licenças, e ainda o incentivo ao turismo rural, atividade de grande potencial no município, destacando a importância da parceria firmada na realização das atividades.

O que você está achando do novo portal da Prefeitura ?