Cidade MULTIPLICAÇÃO DOS PEIXES

18/04/2017 às 00:55

Autor: Amaury Dantas

Em recente encontro com os produtores rurais da agricultura familiar na unidade da EMPAER em Mirassol D’Oeste, o presidente da instituição Layr Mota, acompanhado de Antonimar Marinho diretor de pesquisa e fomento, seguidos de Milton Viana Supervisor local da EMPAER, Marinez de Campos prefeita interina, vereadores; Elias Lopes (Pelezinho), Euclides Paixão, Cléo Alves e Técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e demais representantes do setor, fizeram entrega de 28.450 alevinos a 80 agricultores, todos cadastrados no programa de distribuição desses peixes da espécie Tambacu, que acabaram de deixar a fase de larva, exatamente quando começam a se alimentar no ambiente externo. Nesta fase é extremamente necessário cuidados especiais e acompanhamento constante, pois, eles estão em pleno desenvolvimento.

Layr Mota, destacou que o município hoje tem um grande potencial de desenvolvimento na Agricultura Familiar, haja vista a dificuldade que as famílias voltadas ao tema tenham em agregar valores às suas propriedades. Layr Mota afirmou que o Órgão está ampliando o quadro de funcionários em Mirassol D’Oeste, disponibilizando um engenheiro agrônomo para suprir as necessidades de atendimento às famílias rurais assentadas no município, e que o governo do estado está totalmente empenhado em apoiar a nível estadual todos esses agricultores familiares.

Em seguida, Antonimar Marinho diretor de pesquisa e fomento da EMPAER, reportou a esta Assessoria, que pela primeira vez no Estado o Órgão faz este tipo de trabalho; o Projeto foi arquitetado em 2016, já na gestão Layr Mota, e que a entrega desses 28.450 alevinos demonstra a vontade e o interesse da EMPAER em potencializar através deste ato, a renda familiar desses agricultores. Antonimar salientou ainda que daqui a um ano cada alevino desses que foram entregues estará com 2 kg, de modo que, um produtor que tenha sido contemplado com 400 alevinos, e der todas as condições reais de um correto tratamento em seu viveiro, terá disponibilizado em seus tanques 800kg de pescado ao final de 12 meses; comercializando ao valor de R$ 6,00 a unidade, este produtor terá uma renda de R$ 4.800,00 de lucro ao final de uma ano, gerando renda e receita para esta família e evidentemente ao município. Antonimar Marinho finalizou dizendo “Um Projeto de extrema importância em virtude da diversificação de atividades para o agricultor familiar”.

Marinez de Campos, destacou a importância desta iniciativa inédita da EMPAER junto ao governo do estado, em apoiar, potencializar e agregar novas alternativas de produção, conhecimento e ganho financeiro aos agricultores familiares do município de Mirassol D’Oeste, até porque, tem conhecimento do mecanismo de funcionamento por ter tido a experiência de trabalhar em tempos idos no referido Órgão.

O que você está achando do novo portal da Prefeitura ?