Cidade Novos Conselheiros de Saúde tomam posse nesta quarta-feira

Categoria: Assistência Social
Autor: Nilomar Cunha
Fonte: Assecom

Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) tomaram posse em reunião realizada na Secretaria Municipal de Saúde de Mirassol D’Oeste, na manhã desta quarta-feira (07/02).

O órgão colegiado tem caráter permanente e função deliberativa, com o objetivo de atuar na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas públicas de saúde no município.

De relevância pública, não remunerada, os conselheiros foram nomeados pelo prefeito Euclides Paixão, para o biênio 2018/2019, podendo ser reconduzidos por igual período.

O colegiado é composto por representantes do governo municipal, de entidades, de profissionais da área e da sociedade civil, como servidores do SUS, odontólogos, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Saúde, Igrejas Evangélica e Católica, APAE, Pastoral da Criança, CDL e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Como órgão importante de controle social, o conselho tem essa relevante função de fazer com que a saúde possa funcionar plenamente, inclusive no aspecto institucional. O conselho está acima dos entes, pois é lá que são aprovados todos os convênios e contratos firmados pelo governo na área e, também, é onde são apreciadas as contas públicas da gestão da saúde.

Segundo a Secretária de Saúde Marcela Colombo, o Conselho Municipal de Saúde tem ainda como propósito fazer o controle, o acompanhamento e a avaliação da política municipal de saúde e da operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), em Mirassol D’Oeste.

"O Conselho Municipal de Saúde é um instrumento efetivo de participação popular no acompanhamento e fiscalização dos serviços prestados na área. De modo geral, os conselhos têm o importante papel de fortalecer a participação democrática na formulação e implementação de políticas públicas destinadas às diversas áreas, transformando-se em verdadeiros espaços públicos de discussão e importantes canais de diálogo entre o poder público e a sociedade. E no que tange à área da saúde, que é extremamente complexa, o conselho municipal torna-se ainda mais essencial para promover o equilíbrio entre o ente público e a sociedade, nas discussões e deliberações das políticas voltadas ao setor", afirmou a Secretária Marcela.

A Conselheira Municipal de Saúde, Elizangela Fazolo destacou o papel norteador e fiscalizador desempenhado pelo Conselho. A Conselheira reafirmou o compromisso da gestão municipal em manter sempre aberto o diálogo com as entidades representadas no Conselho.

"A importância da atuação do Conselho Municipal de Saúde é imprescindível, porque garante a participação direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na nossa cidade,” disse. “O Controle Social precisa ser exercido com efetividade, para isso precisamos atuar como conselheiros autônomos e empoderados, conscientes do seu papel na busca de uma saúde pública de qualidade,” finaliza Fazolo.

O que você está achando do novo portal da Prefeitura ?