Cidade Prefeito de Mirassol D Oeste acompanha membros da Funasa e Instituto Politécnico de Milão até o aterro sanitár

03/04/2018 às 11:00

Categoria: Administração
Autor: Nilomar Cunha
Fonte: Assecom

O prefeito Euclides Paixão visitou nesta terça-feira (03.04), juntamente com representantes do Consórcio Nascente do Pantanal, da Funasa e do Instituto Politécnico de Milão (Itália), as instalações do aterro Sanitário em Mirassol D´Oeste.

Na pauta foi tratado sobre o andamento do Projeto Regional Integrado de Gestão Associada de Resíduos Sólidos, do aterro sanitário construído no município.

Essa cooperação do Instituto Politécnico de Milão vai abarcar expertise em controle de perdas em sistemas de abastecimentos da água, gestão integrada para os resíduos sólidos inclusive formas consorciadas; inovações tecnológicas no tratamento de água e esgoto e ainda modelos de recuperação de energia em sistemas de saneamento.

Aterro Sanitário

O Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos atenderá aos requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010.

O Complexo de Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos Urbanos prevê todos os equipamentos de controle de quantidade e qualidade, central de triagem com equipamentos para recicláveis, usina de reciclagem, pátio de compostagem, autoclave para desinfecção dos resíduos de serviço de saúde, célula impermeabilizada para rejeitos, lagoas impermeabilizadas para tratamento do chorume, prédio da administração, guarita e balança rodoviária, oficina e almoxarifado, conjunto de banheiros e ainda máquinas e equipamentos necessários para sua operacionalização.

O diretor geral de engenharia da Funasa, Ruy Gomid, destacou que Mato Grosso avançou com a elaboração do projeto de resíduos Sólidos, o que possibilitou a construção do aterro sanitário em Mirassol D’Oeste.

Compõem o Consórcio Nascentes do Pantanal os município de:  Mirassol D´Oeste, Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueiropolis D’ Oeste, Gloria D’ Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’ Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatros Marcos.

Estiveram presentes no aterro sanitário, o superintendente Estadual da Funasa, Francisco Holanildo, o Prof. PhD Stefano Mambretti do Instituto Politécnico de Milão, o diretor de Engenharia de Saúde Pública da Funasa, Ruy Gomide, o prefeito Santa Cruz da Esperança, Dimar de Brito, o Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal do Complexo Nascentes do Pantanal, Dariu Antonio Carniel, e o Presidente Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, Wemerson Adão Prata.

O que você está achando do novo portal da Prefeitura ?