Cidade Prefeito Euclides Paixão decentralizará atendimento do hospital para as Unidades Básicas de Saúde

07/03/2018 às 12:46

Categoria: Administração
Autor: Nilomar Cunha
Fonte: Assecom

Da esquerda p/ direita: vice-prefeito Fransuelo Ferrai, Diretora Financeira do HSG Luzia Fazolo, prefeito Euclides Paixão, Secretária de Saúde Marcela Colombo, Drª Rosangela Trindade, Dr. Aristides Pinheiro, e Presidente do HSG Márcio Luiz.

A Prefeitura Municipal de Mirassol D’Oeste, no intuito de melhorar a qualidade no atendimento voltado para a saúde da população, estará realizando mudanças no atendimento médico de pacientes, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Fundação Municipal de Saúde Prefeito Samuel Greve (HSG).

Em reunião realizada na data de 05 de março de 2018, nas dependências do HSG, e contou com a participação do prefeito municipal Euclides Paixão, do vice prefeito Fransuelo Ferrai, do Presidente da Fundação de Saúde Márcio Luiz Pereira, da Secretária de Saúde Marcela Colombo, da Diretora Administrativa Financeira da Fundação Luzia Fazolo, do Diretor Clínico do Hospital Samuel Greve, médico especialista cirurgião Aristides Pinheiro, e da Clínica Geral Rosangela Lopes Trindade.

A reunião foi para discutir as mudanças que devem acontecer nos próximos dias, no atendimento do hospital e ainda sobre melhorias e estratégias de atendimento para a população nas Unidades Básicas de Saúde, visto que a ineficiência do atendimento na básica sobrecarrega o HSG.

De acordo com o Presidente da Fundação Samuel Greve, o hospital estará trabalhando em conjunto com a Secretaria de Saúde, contribuindo ativamente para a devida implantação das mudanças, pois acredita que sem elas nem o município nem a Fundação conseguira fortalecer o serviço de urgência, emergência, e especialidades médicas do hospital.

Atualmente o HSG atende diariamente média de 120 (cento e vinte) pacientes a cada turno de 24 horas, desse total aproximadamente 80% são atendimentos ambulatoriais, problemas esses que poderiam ser diagnosticados e tratados nas UBS do bairro ou distrito.

“Precisamos reverter esse quadro, pois além de ser ofertado e custeado na Unidade Básica pelo Ministério da Saúde, o município acaba pagando os mesmos serviços com recursos próprios dentro do Hospital sem a contrapartida do Estado e/ou União, inviabilizando o investimento nas áreas das quais não há oferta para a população,” disse Márcio.

Esta semana, o chefe do executivo, estará reunindo com o corpo clinico das UBS de Mirassol D’Oeste, explicando as mudanças que estará adotando, para que os setores funcionem de forma a não travar os serviços, principalmente os essenciais do HSG.

Um exemplo que o prefeito citou é quando o paciente tiver a necessidade de um curativo, que será muito mais ágil se ele, o paciente, pudesse realizar na UBS mais próxima de sua casa, pois o translado do paciente ocorrerá de forma rápida e direta pela proximidade de sua residência. “Nosso intuito é de estar sempre melhorando a qualidade de vida em nossa cidade, e não mediremos esforços para agilizar e dar qualidade de vida ao nosso povo”, disse Euclides.

“Vamos fazer uma gestão descentralizada, de forma que faça o serviço avançar. Normalmente recebemos mal a crítica que fazem a nosso respeito e ao nosso trabalho. Mas temos o poder de transformar qualquer crítica que façam a nosso respeito, e transformá-la para melhor tirar o máximo de proveito positivo. Como dizia um amigo: Não quero ser o SANTO DO BOM COMEÇO, mas o SANTO DO BOM FIM”, enfatiza.

A Secretária de Saúde Marcela Colombo, salientou que a população não ficara desassistida, que esta organizando as unidades e que apesar das dificuldades as UBS tem total condição de realizar os atendimentos a toda população que procura e que já adquiriu os insumos necessários para os atendimentos.

O vice-prefeito Fransuelo que tem percorrido os postos de saúde, viu com bons olhos as iniciativas/propostas. “Esta ação dará um atendimento mais humanizado aos pacientes, já que cada um será atendido de fato na unidade de saúde localizado mais próximo de sua casa” E continua... “É importante que a população saiba exatamente que ela deve procurar o hospital apenas quando se tratar de um problema de urgência ou emergência médica, não estamos negando atendimento mas sim direcionando os pacientes para o seu devido local de atendimento.”

Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em clínica geral, ginecologia, acompanhamento a gestantes, enfermagem e odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

O horário de atendimentos nas unidades básicas é das 07h00m às 11h00m e das 13h00m às 17h00m, de segunda a sexta-feira.

Na oportunidade, o prefeito conheceu o novo médico contratado, Dr. Aristides Pinheiro, especialista em cirurgia, desejando lhe boa sorte nessa nova empreitada. “Desejo boas-vindas ao médico que escolheu trabalhar na Samuel Greve. Se hoje somos referência na área é porque temos profissionais comprometidos seguindo nossa proposta de humanizar o atendimento aos nossos munícipes”, conclui o prefeito.

Enquete

O que você está achando do novo portal da Prefeitura ?
Ver resultados
Copyright©2015-Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Mirassol D'Oeste - MT
Desenvolvimento:
www.mpxbrasil.com.br

webmail

Acesse seu aqui o seu e-mail através do Webmail.