Cidade Profissionais de Educação participam do II Encontro Regional do Vale do Jauru de Educação Infantil

04/09/2018 às 09:55

Categoria: Administração
Autor: Nilomar Cunha
Fonte: Assecom

A abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (02/09), realizado no Centro Comunitário de Mirassol D’Oeste. A Sra. Cleide Maria da Silva Batista foi a professora idealizadora da realização desse evento na cidade.

Profissionais da rede municipal de ensino de Mirassol D’Oeste e dos municípios do Vale do Jauru, sendo: Cáceres, Araputanga, Reserva do Cabaçal, São José dos Quatro Marcos, Glória D’Oeste, Porto Esperidião, Figueirópolis, Curvelândia e também representantes de Sinop e Chapada dos Guimarães, participaram do II Encontro Regional do Vale do Jauru de Educação Infantil, do Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil (Mieib).

O evento reuniu aproximadamente 350 profissionais e discutiram desafios e perspectivas da região e definiram as diretrizes de atuação para o fortalecimento do Mieib na luta pelo direito das crianças de zero a seis anos de idade incompletos, por uma Educação Infantil com qualidade, levando em consideração o contexto da região.

O Secretário de Educação, Sr. Márcio Luiz Pereira, enfatizou o desejo de que esse encontro seja capaz de contribuir para o aprimoramento do trabalho dos professores, primando pela troca de experiências, com inovações pedagógicas e ambientes de trabalho mais atrativos. Reafirmou o compromisso enquanto Gestor da Secretaria Municipal, na ampliação, no fortalecimento e na melhoria da Educação Infantil do município. 

“Parabenizo nossa equipe de trabalho que não mediu esforço para esse II Encontro Educação Infantil, no sentido de contribuir com a formação dos professores. Esperamos que o evento, todo esse investimento, ao final tenha valido a pena, onde enquanto gestor da pasta de educação, iremos prover o necessário para a boa educação infantil”, comentou.

Para o prefeito Euclides Paixão, o momento é de trabalhar na garantia desse ensino qualitativo. “Educar é um desafio que a cada dia temos que superar obstáculos, para que nossas crianças possam vencer. Ainda este mês, criando um redirecionamento das matriculas dos alunos, para que esse não precise mais sair do bairros para estudar, além do que estamos abertos a novas idéias para valorizar e motivar os profissionais de educação”.

Para a representante da Região Centro Oeste no Comitê Diretivo do MIEIB, professora Jaqueline Pasuch, de Fórum Matogrossense de Educação Infantil (FMTEI). “Eu espero que o encontro nos ajude a fortalecer o entendimento da conjuntura política atual e a gravidade da nossa atuação. E que a gente faça uma análise de conjuntura e reafirme a nossa carta de princípios, que é quem baliza todas as nossas ações. Nosso projeto é por uma Educação Infantil de qualidade, pública, laica e inclusiva, para todas as crianças de zero a seis anos de idade. Imagino que nosso encontro nos faça crescer como movimento, e mais do que crescer, fortalecer nossas bandeiras de luta e militância. Porque é isso que o MIEIB é: um movimento social, militante, que precisa se fortalecer, se consolidar nos espaços de atuação dos Fóruns, mais do que nunca”.

Em seguida passou-se a apresentação da Equipe Gestora do Vale do Jauru pela professora Dra. Jaqueline, onde explanou seus ideais e a importância da discussão ora apresentada.

Seguindo. a professora Dra. Marilda apresentou a palestra “Reformas do Estado e o Direito a Educação no Brasil”. 

A seguir a professora Mestra Rosa Maria Botasse com a temática “Política de Financiamento da Educação Infantil do Brasil e sua Implementação nos municípios do Vale do Jauru”. 

Na sequência, a Dra Jaqueline fechou com algumas considerações do período matutino e alguns combinados para o período vespertino.

MIEIB

O atendimento às crianças de 0 até 6 anos em instituições de educação infantil enfrenta inúmeros desafios à sua concretização em nosso país. A cada vez mais nítida delimitação do campo e a conseqüente identificação das contradições e demandas nele presentes, mobiliza a atuação de profissionais e militantes envolvidos.

Trata-se da necessidade de ampliação das redes, da melhoria da qualidade dos serviços, da efetiva integração aos sistemas de ensino, do direcionamento dos recursos financeiros, da definição de normas para credenciamento e regularização do funcionamento dessas instituições, bem como da exigência de formação adequada de seus profissionais e do respectivo embasamento conceitual consistente.

A história do MIEB enquanto movimento social de luta em prol de uma educação infantil pública, laica e de qualidade se inicia em 1999, a partir da articulação de alguns comitês estaduais que já discutiam a demanda por educação infantil no país e desde então vem pautando suas ações de incidência política nos temas de maior relevância no cenário nacional, garantindo a consideração das especificidades locais a partir da intervenção dos fóruns estaduais.

O processo de enfrentamento dos desafios na promoção da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica mobilizou participantes de Fóruns de Educação Infantil de diferentes estados brasileiros na constituição de uma atuação conjunta em torno do fortalecimento da Educação Infantil enquanto campo de conhecimentos, de atuação profissional e de política educacional pública.

Os primeiros encontros de articulação ocorreram durante o segundo semestre de 1999 em Belo Horizonte, Caxambu, Rio de Janeiro e São Paulo respectivamente. Nessas ocasiões representantes de 6 Unidades da Federação debateram a necessidade de definir consensos mínimos em relação ao quadro do atendimento, aos aspectos conceituais e legais, às ações prioritárias, às estratégias de ampliação das articulações e de apoio financeiro. Em dezembro do mesmo ano configuraram uma pauta de atuação, procurando compartilhar responsabilidades, potencializar as iniciativas dos membros envolvidos e buscar o suporte de parcerias indispensáveis.

Enquete

O que você está achando do novo portal da Prefeitura ?
Ver resultados
Copyright©2015-Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Mirassol D'Oeste - MT
Desenvolvimento:
www.mpxbrasil.com.br

webmail

Acesse seu aqui o seu e-mail através do Webmail.