Cidade "SUAS" DEMANDAS PARA A PRÓXIMA DÉCADA

12/07/2017 às 12:29

Autor: Amaury Dantas

A VI Conferência Municipal de Assistência Social, foi realizada no último dia 7 de Julho, o encontro aconteceu para fortalecer as tratativas inerentes ao Sistema Único de Assistência Social - SUAS para os próximos 10 anos.

Inicialmente foi oferecido um Café da Manhã com a presença de Marinez Campos, Prefeita Interina de Mirassol D’Oeste; Íris Marques de Azevedo Leal,  Secretária Municipal de Assistência Social;  Cristiane da Rosa, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; Adriana Edna Duarte, Assistente Social e convidada palestrante do evento, membros da assessoria técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, como também, representantes de entidades filantrópicas que atuam e fazem um importante trabalho nesta área.

O Evento foi realizado na Sala de Reuniões do Centro Comunitário Jesus de Nazaré, onde Adriana Edna Duarte deu ênfase às reformas proposta que trarão impacto positivo ao convívio social, agregando mais usuários para a Assistência Social, dando assim, condições de acessibilidade a todos aqueles que precisam desse modelo de serviço, e que cada vez mais através do Cadastro Único, as famílias possam ter acesso ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família PAIF, que consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida; Serviço de Convivência, para que todos possam ter acesso aos Cursos promovidos e evidentemente que haja sempre o acompanhamento de profissionais habilitados como psicólogos, para que tenham apoio, orientação, de modo que, as propostas oriundas da população, melhorem significativamente seus fundamentos e importância.

Maria Cristiane da Rosa, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, avaliou o evento no seguinte aspecto; o município tem feito seu papel corretamente no que tange a aplicação das políticas públicas voltadas aos anseios de uma classe social que depende, e portanto precisa diretamente do serviço social, no sentido da união é necessário que se juntem ainda mais as forças, orientando a comunidade, coordenação do cuidado e integralidade para que se atinja novos patamares, para tanto, é fundamental um aprofundamento mais detalhado nos estudos dos eixos e diretrizes que foram propostos no decorrer do evento.

Íris Marques de Azevedo Leal, Secretária de Assistência Social do município, destacou que, a respeito da importância da VI Edição da Conferência Municipal de Assistência Social, é mais um passo extremamente produtivo do Sistema Único de Assistência Social – SUAS no Município, onde vem acompanhando atenciosamente nos últimos três anos, a Secretaria de Assistência Social vem desenvolvendo todos os serviços de fortalecimento e vínculos entre mães, crianças, adolescentes, idosos, enfim, há um notório avanço nas políticas públicas sociais no município de Mirassol D’Oeste. Todas as proposições debatidas em quatro eixos de médio a longo prazo neste evento, foram defendidas, onde posteriormente serão aprovadas em Cuiabá para serem enviadas à Conferência Federal que ocorrerá em Dezembro de 2017 em Brasília.

Após um intervalo para um almoço oferecido aos convidados pela Secretaria de Assistência Social do município, deu-se início aos trabalhos de grupos onde foram discutidas e setorizadas em eixos as principais pautas da edição da VI Conferência.

A Assistência Social, diferentemente da previdência social, não é contributiva, ou seja, deve atender a todos os cidadãos que dela necessitarem. Realiza-se a partir de ações integradas entre a iniciativa pública, privada e da sociedade civil, tendo por objetivo garantir a proteção social à família, à infância, à adolescência, à velhice; amparo a crianças e adolescentes carentes; à promoção da integração ao mercado de trabalho e à reabilitação e promoção de integração à comunidade para as pessoas com deficiência e o pagamento de benefícios aos idosos e as pessoas com deficiência. Há de se notar que, vem a ser um conjunto de ações voltadas e focadas única a exclusivamente ao bem estar social de todos aqueles que dependem desse serviço, e consequentemente da boa qualidade no atendimento do Serviço Único de Assistência Social - SUAS.

O que você está achando do novo portal da Prefeitura ?