Cidade Centro Educacional comemora Dia Mundial do Meio Ambiente

Categoria: Educação
Autor: Nilomar Cunha
Fonte: Assecom

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), professores e alunos da Escola Centro Educacional Municipal Vereador Edson Athier Almeida Tamandaré, realizaram nesta quarta-feira (06/05), atividades com o objetivo de refletir a conscientização ambiental.

O evento contou com a presença da Polícia militar, durante a caminhada. Também estiveram presentes a Secretária de Educação, Esporte, Lazer e Cultura, Cleide Maria da Silva Batista, acompanhada de funcionários daquela Secretaria.

Segundo a diretora Rosana Botelho, coordenadora do evento, a caminhada pelo bairro do Jardim São Paulo, teve o objetivo de informar e formar alunos cidadãos conscientes quanto à importância da preservação do meio ambiente. “Esse é um projeto da escola, onde a comunidade escolar terá a oportunidade de participar de concurso de desenho e poesia. Também está sendo discutida um plantio nos canteiros da rua 3”, relatou.

O aluno Andrei Hernandes de Souza - 6º ano A, comentou ter sido uma experiência importante. Durante o trajeto ele recitou uma poesia de sua autoria que diz:

“Das aves e mares vou cuidar, cansei de poluição, então vou ajudar; somente quando o homem matar a última árvore e poluir o último rio é que ele perceberá que não se vive apenas de dinheiro.”

Para a aluna Amanda dos Santos Oliveira - 7º ano A, essas ações são importantes, porque visam a conscientizar que precisamos mudar o rumo. A aluna também recitou uma poesia:

“O meio ambiente é muito importante e devemos cuidar e respeitar o meio ambiente para que nossa vida seja longa. Colaborem com meio ambiente não jogando lixo nas ruas e rios se você jogar lixo nas ruas esta prejudicando a vida de muita gente. Muitos querem um ambiente saudável, mas não querem cuidar.”

MEIO AMBIENTE

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.

Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”

O que você está achando do novo portal da Prefeitura ?