Cidade Prefeito visita assentamento Silvio Rodrigues, na Zona Rural

Categoria: Obras do Município
Autor: Nilomar Cunha
Fonte: Assecom

O prefeito de Mirassol D’Oeste, Euclides Paixão, acompanhado do Secretário Municipal de Infraestrutura (Obras), Gustavo Cofani, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Agricultura), Gessimar Charles, e equipe, visitou na tarde de domingo, 07, o assentamento Silvio Rodrigues, na região rural, para conversar com a comunidade local.

Na Assembleia Geral, a pauta foi a coleta das assinaturas, lavrada em ATA, para aprovação de 50% mais 1 (um), dos votos válidos, dos 160 assentados, das ações a serem tomadas naquele assentamento, por meio da emenda do deputado federal Ezequiel Fonseca, no valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), e contrapartida de R$ 72.000,00 (setenta e dois mil reais) do munícipio, para atender a demanda do Assentamento Silvio Rodrigues, para a recuperação de 40 km de estradas vicinais.

A reunião foi presidida pela Srª Valéria da Silva, professora e assentada do Silvio Rodrigues.

Gessimar, Secretário de Agricultura, na oportunidade lembrou aos presentes que já fora um acampado. “Este é um governo de parceria, em busca de melhorias, independente de quaisquer representatividades.”

“Se faz necessária a discussão do assunto, pois é fundamental a participação dos assentados para fins de sugestões e orientações no que tange ao projeto básico de recuperação das estradas e, esta reunião fora marcada de forma urgente devido ao prazo que temos, para apresentar todos os documentos necessários para aprovação do convênio, por isso tem a necessidade de discussão do assunto e aprovação de no mínimo 51% dos assentados beneficiários,” disse o Secretário.

O Secretário de Obras Cofani falou da importância do poder público municipal ir até as comunidades rurais levando e oferecendo os serviços ao homem do campo. “Estamos identificando os pontos críticos: atoleiros e locais de transpasse de águas sobre a estrada para reforçarmos com manilhas, fazendo levantamentos topográficos destes pontos, para que seja executado a recuperação das estrada. As cercas deverão estar respeitando a faixa de domínio, bem como não haver plantações na mesma,” menciona.

Euclides Paixão falou do compromisso da sua gestão com o meio rural, e pediu uma atenção especial por parte de suas Secretarias ao assentamento: “Sabemos da morosidade por parte do governo, mas temos um plano de trabalho para esse assentamento caçula, de como vai ser feito essas deliberações. Com essa emenda, as ações podem ser realizadas pelo município ou licitar para o privado.”, explicou o prefeito.

“Talvez até não consigamos fazer tudo, mas o meu gabinete esta a disposição para fazermos o máximo. Conheço a luta de vocês desde 2002 e sei do que vocês precisam, e nessas ações o importante é beneficiar todo o assentamento, independente de grupo,” disse.

Primeiro contato como gestor agradou os moradores conforme palavras do Sr. Luis Mattos, assentado desde 2002: “Agradecemos a boa vontade de trabalho do Prefeito Euclides com o dinheiro público, impostos que pagamos e que deve retornar ao povo.” E continua: “É a primeira vez que vejo um prefeito que ganha uma eleição e que volta logo de inicio para estar com estes assentados” conclui.

Edael, assentado desde 2015, disse que alguns deles já se prontificaram a arrumar o material necessário para recuperação da estrada (cascalho), após todos os trâmites legais de licenciamento ambiental.

Ao fim, todos os presentes, sem exceção, assinaram a ATA, concordando com as deliberações.

Sobre o Assentamento Silvio Rodrigues:

O assentamento Silvio Rodrigues quando era acampamento, foi fundado em 22 de abril de 2002, e desde então vieram muitas lutas, tendo sido instituído como assentamento no ano de 2015, beneficiando hoje 160 famílias, com lotes que variam entre 16 e 17 hectares.

As famílias hoje estão recebendo seus créditos iniciais, já instalada a rede elétrica, mas que ainda depende da recuperação das estradas (objeto da reunião), também carecendo da construção das unidades habitacionais, na qual o prefeito Euclides Paixão ja esta fazendo gestão junto aos órgãos competentes.

O que você está achando do novo portal da Prefeitura ?