Cidade Represa Carnaíba de Mirassol D Oeste e as consequências do rompimento da barragem

05/02/2018 às 07:52

Categoria: Administração
Autor: Nilomar Cunha
Fonte: Assecom

A represa Carnaíba possui um volume de 470,700 m³, sendo utilizada como fonte de água potável no município de Mirassol D'Oeste, que após receber tratamento adequado, é utilizada para o consumo humano, beneficiando 95% da população miradolense.

A represa recebe águas do córrego Carnaíba, com nascente no Distrito de Sonho Azul, e esta localizada numa área de terreno misto arenoargiloso, em declínio, sendo ela cercada por uma vegetação composta de graminha e plantas nativas.

As constante chuvas contribuiu para o rompimento da barragem (30 mts de comprimento), causando graves danos ambientais, e também a evasão de peixes, inclusive com mortes de algumas espécies, já que no local haviam PIRAPUTANGA, CORIMBA, PIAL, LAMBARI, TRAÍRA, PEIXE - CACHORRO, SAIRÚ, CASCUDO e PIRANHA.

Como medida preventiva, contra outros possíveis danos ambientais foi criado o decreto municipal nº 3257, de 19 de janeiro de 2018, decretação estado de emergência no município, conforme esse já estabelecido pelo governo federal.

O que você está achando do novo portal da Prefeitura ?