Desde o dia 12 de Novembro, o município de Mirassol D’Oeste - MT aderiu ao protocolo REDESIM para processos, realizado pela Junta Comercial do Estado de Mato Grosso - JUCEMAT -, em parceria com o Sebrae/MT.  O objetivo da ferramenta é de diminuir a média de tempo para a aquisição do Alvará de Localização e Funcionamento de uma empresa de pequeno porte e baixo risco, sendo que dependendo da complexidade o prazo será de até três dias. No Estado de Mato Grosso já são 52 municípios integrados à RedeSim.

Essa unificação dos serviços, de acordo com o Secretário de Fazenda do município Haroldo Greve, facilitará a vida dos empresários e abrirá as portas do município para novos investimentos. "Através da Redesim, será possível a integração de vários órgãos governamentais, em diferentes esferas (municipal, estadual e federal), o que permite um processo simplificado e sem duplicidades onde teremos uma maior segurança no processo de abertura de uma empresa, já que o empreendedor não precisará se deslocar a diferentes órgãos licenciadores, reduzindo assim a burocracia", ressalta o Secretário de Fazenda

Redesim

A Redesim, que surgiu da Lei 11.598/07, estabelece diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresas. Segundo a Lei, os órgãos responsáveis pelo registro e formalização de empresas – Receita Federal, Junta Comercial, Secretarias estaduais e municipais de Fazenda, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, devem estar integrados em um único Portal de modo a facilitar a emissão de inscrições, licenças e alvarás necessários aos novos negócios.