Projeto ConSIM: Pequenos produtores recebem ‘certificação’ SISBI para comercializar produtos em todo Brasil.

O evento de premiação realizado em Mirassol D’Oeste (MT), é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária, com a correalização do Sebrae e apoio da Prefeitura.

Em evento realizado nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com a correalização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio da Prefeitura Municipal de Mirassol D’Oeste, vinte e cinco empresas foram qualificadas para comercialização de produtos de origem animal produzidos por pequenos empreendedores de nove estados brasileiros.

A cerimônia de integração dos Consórcios de Serviços de Inspeção Municipais (ConSIM) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), ocorreu no município de Mirassol D’Oeste. Ao todo, foram entregues títulos há 25 consórcios municipais, qualificados no Projeto ConSIM edição 2022/2023.

A ação de certificação destas empresas surgiu da necessidade de aumentar o comércio nacional dos produtos inspecionados em cada município, por meio da adesão ao ConSIM do Sisbi.

Inicialmente o projeto ConSIM abrangeu 31 trabalhos e após algumas desistências e não qualificações foi finalizado com 25 consórcios aderidos, totalizando 485 municípios atendidos. Dentre os consórcios habilitados, temos o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico Complexo Nascentes do Pantanal (CIDESAT), formado por 14 municípios da região Oeste, incluindo o Município de Mirassol D’Oeste.

O Consórcio Nascentes do Pantanal de Mato Grosso é o primeiro consórcio do Estado a receber o certificado Sisbi-POA. Dentre as agroindústrias contempladas pertencentes ao CIDESAT, temos o Apiário Tubino, de propriedade do agricultor Clednei Tubino da Silva, que na etapa do Projeto ConSIM a obteve nota máxima com 100% de equivalência. A agroindústria Ovos Alvorada da Serra, da proprietária Clarisneide Gonçalves Silva, representada pelo seu filho Jeferson Gonçalves Silva, obteve 90% de equivalência.

Para Dariu Carniel, secretário executivo do Consórcio Nascentes do Pantanal, registrado nesta edição, o projeto ConSIM eleva a competitividade e visibilidade dos pequenos empreendedores.

“Conseguir essa habilitação no Sisbi é um grande passo para os nossos empreendedores que compõem o Consórcio Nascentes do Pantanal e todos os outros que foram inseridos no ConSIM. Este programa gera oportunidades que não tínhamos, pois elas estavam reservadas aos grandes empreendimentos. Agora, os pequenos poderão ter acesso a comercialização de seus produtos em todos os supermercados do Brasil”, comemorou.

Os títulos de Integração ao Sisbi-POA foram entregues para 25 Consórcios Públicos de Municípios dos estados da Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, que comprovaram adequação e qualificação dos Serviços de Inspeção dos municípios que estavam vinculados.