Enquanto o Brasil discute orçamento Impositivo, Mirassol D'oeste introduz o Orçamento Participativo e Impositivo. Administrado pelo atual Prefeito Elias Leal, que vem fazendo diversas transformações administrativa na cidade. Orçamento Impositivo e Participativo nasce em função das demandas existentes em nossa cidade, “a população já não acredita nos planejamentos que atendem exigências legais e não condizem com a realidade dos bairros das cidades, afirma secretario de Administração e Planejamento Valdinei Salgueio. As audiências publicas estão sendo realizadas nos bairros da cidades e distritos.No ultimo dia 29 de setembro aconteceu no bairro Jardim São Paulo, onde de forma participativa muitos moradores discutiram as soluções para problemas crônicos do bairro como falta de esgoto,asfalto,habitação, faculdades dentre tantos assuntos, ficou definido algumas ,pautas como:Construção de Creche para este lado da cidade,investimento em esgoto, já que, em muitos pontos coliformes fecais são despejados nas ruas a muito tempo! Exclama o Sr. Jorge sanfoneiro presidente do bairro. Já nesta segunda-feira dia 07/10 os moradores do Alto da Boa Vista e bairros próximos participaram da segunda audiência pública, em que de uma forma democrática expuseram seus maiores anseios. Infra-estrutura e lazer foram as principais reivindicações daquela população já que o bairro fica afastado do centro da cidade, a praça no entorno da igreja também foi outro pedido ao prefeito que fez questão de registrar em ATA para se formalizar o documento que será enviado à Câmara Municipal para ser votado. O Prefeito Elias Leal acredita que este modelo de elaboração do orçamento participativo é a forma de colocar a opinião e experiência da sociedade, que vive a necessidade no dia a dia.