A Empaer - Empresa Mato grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural em parceria com a prefeitura municipal de Mirassol D´Oeste e APROVE - Associação de Produtores Rurais da Comunidade Veredinha , realizaram no último sábado (22.03.2014), a Primeira Festa da Galinha Caipira.

A festa aconteceu na sede da Associação localizada na Comunidade Veredinha distante 22 kilometros do Município de Mirassol D´Oeste e teve início às 9 horas da manhã, com o tradicional café da roça, elaborado pelas mulheres da comunidade. A participação superou o número de 200 pessoas que animadas puderam ter não apenas momentos de lazer, mas, especialmente realizar discussões na busca de alternativas que possibilitem o crescimento do meio rural.

Diversificar a atividade e tornar a região num pólo produtivo e turístico, foi o que destacou a técnica  social da EMPAER, Maria da Conceição Saminêz Silva: “ Estamos com boas expectativas, pois, além de permitir  uma fonte de renda para os produtores, tivemos também, um atrativo com o turismo rural na promoção anual da festa.”

Durante o evento, os participantes tiveram palestras sobre a criação de galinha caipira e associativismo. Ocorreu também a comercialização de produtos da agricultura familiar, artesanato, culinária, gincana rural, músicas e moda de viola.

Os participantes se divertiram muito com as provas apresentadas: “ miss galinha – sob o titulo: penas, plumas e paetês – considerando a ave bem vestida e bonita e mais: ovo ao alvo, ou seja, participante joga o ovo pra cima e apara sem quebrar – canto do galo, onde foi premiado o melhor imitador . “  Os resultados das gincanas foi supreendente, pois, além de pura diversão, todos puderam participar com a garantia de levar um bom prêmio, aliás, os ganhadores foram os seguintes:

PROVA: “ PANHA da GALINHA”

1º. Lugar: Marly José Cassiano – Comunidade Rancho Alegre

PROVA: “ OVO ao ALVO “

1º. Lugar: Fernando Marcelo Miatelo Lima

PROVA: “ COMA seu FRANGO “

1º. Lugar: Sebastião Teodoro de Souza – Assentamento Margarida Alves

PROVA: “ PENAS, PLUMAS e PAETÊS “

1º. Lugar: Elaine Maria Nogaroto

PROVA: “  CANTO do GALO “

1º. Lugar:  Maury Souza da Silva – Curvelândia

PROVA: “  O TRAÇADOR “

1º. Lugar:

Valdir José Ribeiro – Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Luiz Maestri – Comunidade Veredinha

Para o prefeito Elias Mendes Leal Filho ( PSD )” manter essas tradições é o ápice para que nossas comunidades rurais sejam cada vez mais valorizadas, tendo inclusive, mais recursos visando melhorias em diversas áreas, onde terá sempre o total apoio da Prefeitura Municipal de Mirassol D´Oeste e ano que vem, será muito melhor, com certeza ”, destacou o prefeito.