Terá início nesta  sexta-feira (21.03.2014), a campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), em escolas públicas e particulares do município de Mirassol D´Oeste. A vacinação é destinada a meninas de 11 a 13 anos e tem como objetivo reduzir casos e mortes em decorrência do câncer de colo de útero, onde o município de Mirassol D´Oeste  recebeu 635 doses da vacina.

Os enfermeiros responsáveis dos PSF`S da cidade já estão agendando nas escolas as respectivas datas e horários para a devida vacinação, visto que cada escola da cidade será trabalhada pela equipe que compõe  o PSF de seu local de abrangência.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacina é dividida em três doses. A primeira será aplicada nesta primeira campanha, a segunda será aplicada em seis meses, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Tomando as três doses, a mulher estará imune ao vírus.

Para a Secretária de Saúde da Prefeitura Municipal de Mirassol D´Oeste, Sandra Horn Cruz, a vacina é importante pois previne contra quatro tipos de HPV, 16 e 18 (presentes em 70% dos casos de câncer de colo de útero), e, 6 e 11 (presentes em 90% dos casos de verrugas genitais). “A imunização nessa idade é importante, pois é quando as meninas costumam iniciar sua vida sexual, cada vez mais cedo. Tomando todas as doses da vacina, elas estão protegidas contra o vírus do HPV e o consequente desenvolvimento do câncer de colo de útero”, afirma a secretária.

Sandra, lembra ainda que a vacina é indicada para pessoas que nunca tiveram contato com a doença. “A vacina contra o HPV tem uma destinação preventiva, não tendo efeito em infecções já existentes”, explica.

O exame de prevenção do câncer ginecológico, Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres. Não se conhece o tempo em que o HPV pode permanecer sem sintomas e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. Por esse motivo, é recomendável procurar serviços de saúde para consultas periodicamente.

Todo e qualquer esclarecimento a respeito da vacinação e as respectivas datas e horários nas escolas do município, basta contactar a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Mirassol D´Oeste através do telefone: (65) 3241.1914 – Ramal 217.