Mirassol D´Oeste está entre os nove municípios mato-grossenses que teve a situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração. O município foi afetado pelas chuvas no mês de fevereiro e no início de março. A medida foi publicada no Diário Oficial União desta terça-feira(18/03).

De acordo com relatório feito “in loco” pelo Conselho Municipal de Defesa Civil, reativado e acionado pelo prefeito Elias Leal, cerca de 75% da área do município foi afetada pelas fortes chuvas,onde  foi ocasionado desastres, principalmente  por enxurradas, alagamentos, inundações, destruição de pontes com obstrução de estradas, estragos em vias publicas, transbordamento do Córrego do André apresentando rachaduras em suas margens com risco de desmoronamento e inclusive a produção agropecuária também foi prejudicada.

Segundo ainda o relatório do CMDC, o município de Mirassol D´Oeste já contabiliza um prejuízo de mais de R$ 2,5 milhões.

“As chuvas causaram um grande problema para a nossa cidade, onde pontes caíram, colheita foi interrompida e casas tanto na zona urbana e rural ficaram ilhadas. Tudo isso, fez com que fosse necessária a ajuda do governo federal e estadual”, explica o prefeito Elias Mendes Leal ( PSD ).

Com a situação de emergência homologada, O Governo de Mirassol D´Oeste já começou a elaborar um cronograma de trabalho a ser entregue para a Defesa Civil. Após isto, o órgão decidirá como agir neste caso.