O prefeito de Mirassol D´Oeste, Elias Leal (PSD), encerrou no último dia (24.02) nos Assentamentos Roseli Nunes e Santa Helena II com a maratona de visitas à zona rural de

Mirassol D´Oeste. O giro de visitas teve início dia (14.02) pelo Assentamento Margarida Alves e Comunidade de Veredinha.

No Assentamento Roseli Nunes, o prefeito fez a entrega de uma caminhonete Ranger 4x4, um caminhão tipo Furgão Refrigerado e 400 caixas de contenção para Associação Regional dos Produtores Agro-Ecológico (ARPA). Os veículos e equipamentos foram viabilizados pelo Governo de Mirassol D´Oeste junto ao Governo Federal, através do PROINF – Projetos de Infraestrutura e Serviços nos Territórios Rurais.

Com a entrega dos veículos e equipamentos, o Governo de Mirassol D´Oeste atende os agricultores beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no transporte da produção agrícola, facilitando com que os alimentos cheguem ao destinatário com maior qualidade e higiene, resultando em mais saúde na alimentação dos consumidores.

Isso porque, a ARPA produz alimentos sem o uso de agrotóxicos (Agro-Ecológico), e atua como Organismo de Controle Social (OCS), inscrita no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), como controladora de seus associados na produção ecologicamente dos produtos agrícolas.

Em busca de facilitar o diálogo entre seu governo municipal e produtores, Elias Leal esteve acompanhado de seu secretariado e assessores, além de representantes da Empaer e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. A maioria dos nove vereadores que compõem a Câmara Municipal também acompanhou a comitiva.

Nas reuniões com os produtores, o prefeito falou do empenho em regularização fundiária rural, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Projeto Nacional de Habitação Rural (PNHR), atendimento médico, Programa “Porteira Adentro”, criado recentemente pelo seu goveno, que visa dar incentivo ao agricultor familiar e empreendedor familiar rural, auxiliando-os em suas atividades econômicas no meio rural. Entre os principais benefícios oferecidos está o menor preço no projeto de transferência de embriões para o melhoramento genético da bovinocultura de leite e tratou de outras melhorias para os moradores das localidades.

O prefeito destacou que todo esforço tem sido feito no sentido de regularizar as comunidades rurais onde ainda há conflitos sobre posse ou falta de documentação. “A regularização permite ao produtor investir com mais tranquilidade, adquirir

financiamentos junto às instituições que oferecem crédito rural, e claro que isso resulta em mais qualidade de vida no campo”, enfatizou.

Além da regularização, outras benfeitorias estão sendo implantadas para beneficiar os assentamentos e comunidades rurais. A recuperação nas estradas vicinais e pontes começa assim que cessarem as chuvas, bem como nas demais linhas onde há o transporte escolar. Garantiu atendimento médico aos moradores do assentamento Roseli Nunes uma vez por semana e no Santa Helena II duas vezes por mês. Antes ambos assentamentos recebiam à visita de um médico uma vez por mês.

O prefeito e comitiva ouviram também os moradores que relataram as carências das comunidades onde residem. Os secretários e assessores municipais, anotaram todas as solicitações e receberam recomendações do prefeito para que todas as providências fossem tomadas de imediato solucionando os problemas daquelas comunidades.