A Secretaria de Educação, Esporte, Lazer e Cultura de Mirassol d´Oeste, deu início no dia 29 de março de 2023 a Formação para os Professores da Educação Infantil –Pré de 04 e 05 anos e 1º e 2º ano EF do Programa Alfabetiza MT, que tem por objetivo principal a melhoria dos resultados da alfabetização dos estudantes das escolas públicas do Estado de Mato Grosso, por meio de regime de Colaboração com os municípios, buscando alfabetizar todas as crianças até 2° ano do Ensino Fundamental, oferecendo formação continuada aos docentes, acompanhamento do desenvolvimento das atividades e avaliação dos resultados.

O Programa Alfabetiza MT foi instituído pela Lei nº 11. 485, de 28 de julho de 2021, e regulamentado pelo Decreto n° 1.065 em 10 de agosto de 2021 e está estruturado em 8 componentes que contemplam as seguintes dimensões: Institucionalização, Avaliação e Monitoramento, Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar, Criação de Material Didático e Metodologias, Desenvolvimento de Capacidades, Comunicação e Engajamento, Articulação e Mobilização e Criação de Incentivos.

A equipe de gestores do Programa em Mirassol d`Oeste é formada pelos membros: A Coordenadora Municipal: Maria Aparecida Perez Toló; a Formadora Municipal da Educação Infantil: Márcia Franco de Carvalho e da alfabetização: Regina Simões da Costa, juntamente com o apoio do Secretário de Educação Wilson José de Matos.