Mato Grosso é o segundo estado em número de matrículas do PRONATEC - Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no país. Até o momento, mais de 63.000 pessoas já se inscreveram ou finalizaram algum curso de  qualificação profissional.

Entre os principais demandantes do Programa estão o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ministério do Turismo (MTur), Ministério da Defesa (MD), Ministério das Comunicações (MC), Ministério da Justiça (MJ), Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Secretaria de Direitos Humanos( SDH), além de parcerias com as respectivas prefeituras de diversos municípios do país.

Diante deste quadro positivo, na noite da última terça-feira, ( 25/03/2014), 62 alunos participaram da cerimônia de formatura do PRONATEC sob clima de muita festa nas dependências do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, localizado no bairro Cidade Tamandaré em Mirassol D´Oeste, onde contou com a participação de familiares dos formandos e personalidades políticas do município.

Os formandos fazem parte das turmas de Mecânica de Moto, Artesão de Biojóias e Torneiro Mecânico, cursos estes que tiveram mais de 600 horas de duração.

O município de Mirassol D´Oeste compõe a esfera de abrangência do PRONATEC de Tangará da Serra, onde, o respectivo diretor regional, Juvenil Gilberti, falou aos presentes a importância do curso e que o mercado de trabalho tanto anela quanto a mão de obra qualificada, “  “Nós trabalhamos com as demandas da indústria e as demandas sociais, ou seja, onde os maiores gargalos estão presentes. Desta forma, ajudamos não apenas a preencher a mão de obra faltante como contribuir para o aumento da renda e a qualidade de vida da população".

O vice-prefeito José Rubens Gouveia de Lima, extremamente feliz, parabenizou a todos os alunos e durante o seu discurso falou da importância da qualificação profissional. “ Quero dizer da nossa alegria de estar aqui e parabenizo a todos por esta conquista. Vim aqui justamente pela representatividade deste momento para a cidade de Mirassol D´Oeste. O nosso grande desafio é ter pessoas qualificadas e é nisso que estaremos trabalhando durante toda a nossa gestão”.

Já para o Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Mirassol D`Oeste, Márcio Luiz Pereira, foi taxativo em suas palavras “é um momento histórico para o município, por isso alunos, não parem, o desafio é prosseguir, pois, o mercado de trabalho espera por vocês de braços abertos.”

Cada certificado entregue trouxe a todos os presentes, a certeza de que um curso de porte como do PRONATEC é uma grande conquista, pois, de forma gratuita, o nível das aulas e a didática dos professores," transformou todas estes formandos em grandes profissionais que agarraram a sua oportunidade de crescer não apenas em conhecimento, mas, especialmente de se qualificar para o mercado de trabalho que anela desesperadamente por excelentes profissionais”, frisou  Marcos Wilson Ribeiro, Acessor de Gabinete da Prefeitura Municipal de Mirassol D Oeste.

“ Estou extremamente feliz em ter participado do curso de  Artesão de Biojóias, um elo para que minha renda familiar seja ainda maior e o melhor de tudo: não quero parar por aqui” frisou Lucicléia Sirlene Pereira.

Já para Valter Luiz Nazário ” por tudo que aprendi neste curso de Mecânico de Motocicleta, hoje me sinto melhor preparado para ser um grande profissional no mercado .”

“ Iniciativas como estas devem sempre proporcionar a nossa população a melhor maneira de avançar sempre, especialmente quando se trata de qualificação profissional. Muito em breve estaremos formando muito mais pessoas com a chegada de novos cursos pelo PRONATEC. Parabéns a todos os formandos e tenham muito sucesso nesta nova etapa profissional”, finalizou Sueli Cristina Teixeira, Coordenadora do Bolsa Família em Mirassol D´Oeste.

Após a solenidade de formatura, foi servido um coquetel a todos os presentes.