O SINE foi instituído pelo Decreto n.º 76.403, de 08.10.75 e tem como Coordenador e Supervisor o Ministério do Trabalho, por intermédio da Secretaria de Políticas de Emprego e Salário. Sua criação fundamenta-se na Convenção n.º 88 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, que trata da organização do Serviço Público de Emprego, ratificada pelo Brasil.

Exatamente visando oferecer uma maior comodidade a população da região oeste de Mato grosso é que se discutiu nesta manha de segunda-feira ( 24.03.2014) com o Prefeito Elias Mendes Leal( PSD ) e o Conselho do  Trabalho de Mirassol D´Oeste a forma mais viável de abrir um posto do SINE em nosso município.    A reunião foi no gabinete do prefeito.

Em pauta, se avaliou o transtorno que o cidadão desempregado, precisa passar para dar entrada em seu Seguro-Desemprego que muitas das vezes é a única renda da família enquanto em busca de uma recolocação no mercado de trabalho.

Para o Presidente do Conselho do Trabalho José Carlos Ferreira Lemes  “ a reunião foi um incentivo para que o SINE definitivamente venha para o nosso município, ja que aqui, temos a Caixa Economica Federal e isso já contribui muito para que o cidadão desempregado evite gastos para apenas dar entrada no seu seguro-desemprego em Cáceres.”

Já o Prefeito Elias Mendes Leal Filho( PSD) foi taxativo ao dizer que “ Mirassol D´Oeste já passou do momento de ter um posto do  SINE, facilitando assim, a vida de centenas e centenas de pessoas não apenas de Mirassol D´Oeste, mas, especialmente de toda a nossa região.”